Objetivos:
• Promover a valorização das visitas de estudo como recurso pedagógico interdisciplinar.
• Estimular práticas educativas promotoras da saúde, do bem-estar e da sustentabilidade.
• Refletir sobre o potencial pedagógico das visitas de estudo nas várias áreas disciplinares.
• Desenvolver competências de planificação e avaliação de visitas de estudo integradas.
• Promover estratégias de articulação curricular e metodologias ativas no contexto de visitas de estudo.
• Explorar formas de promoção da saúde física e emocional através de experiências em ambientes naturais.
• Incentivar práticas de educação ambiental e sustentabilidade no planeamento de visitas.
• Responder às orientações das Aprendizagens Essencias e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, que valorizam a ligação entre saberes, a educação ambiental e a promoção da saúde.
• Exemplicar toda a metodologia a implementar com a concretização de uma visita estudo a um local a definir / planificar com os formandos.
Conteúdos:
Sessão presencial (4 horas): Visitas de estudo como estratégia pedagógica interdisciplinar
• Potencialidades de uma Visita de Estudo que vise a articulação curricular de Aprendizagens Essenciais relativas aos grupos disciplinares 300, 420, 510 e 520.
• Ferramentas digitais fundamentais na preparação, avaliação e divulgação da visita de estudo – Storytelling, Plickers, Padlet, Genially (outros…)
• Exemplos de visitas de estudo, guiões, estratégias de envolvimento dos alunos e respetiva avaliação de aprendizagens
Sessão presencial (3 horas): Segurança, legislação e ética nas visitas de estudo
• Normas legais aplicáveis, responsabilidade e documentação
• Educação para a cidadania e comportamentos responsáveis
• A Promoção da Saúde e da Sustentabilidade na planificação de uma Visita de Estudo
Sessão presencial: Saída de campo (9 horas ) - Promoção da saúde e bem-estar através das visitas de estudo
• As caminhadas pela natureza como estratégia de aprendizagem, de socialização e de promoção da saúde mental/ emocional
• A paisagem natural e sua importância na abordagem de Aprendizagens Essenciais
de Biologia e Geologia, Física e Química , Geografia e Português.
Sessão presencial: Saída de campo (9 horas ) Educação para a sustentabilidade em contexto de visita de estudo
• Práticas sustentáveis na organização e realização de visitas
• Exploração de espaços naturais, culturais e patrimoniais e respetiva relação com Aprendizagens Essenciais das disciplinas de Biologia e Geologia, Física e Química , Geografia e Português.
Sessão online assíncrona (6 horas): Fases da visita de estudo – parte 1
• Estratégias de divulgação da visita de estudo à comunidade escolar
Sessão online assíncrona (6 horas): Fases da visita de estudo - parte 2
• Planificação colaborativa entre docentes de diferentes disciplinas:
-Preparação de uma visita de estudo (criação de guiões interdisciplanares)
-Definição de estratégias de envolvimento dos alunos e respetiva avaliação de aprendizagens
Sessão presencial (3 horas): Apresentação dos trabalhos
Avaliação:
A avaliação será expressa nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015, e terá em consideração:
Parâmetros de avaliação e respetivas ponderações:
1) Participação nas Sessões (50%):
- Realização das tarefas propostas em cada sessão de formação (30%);
- Participação nas atividades de discussão/reflexão (20%).
2) Trabalho de aplicação dos conteúdos (50%):
- Realização/apresentação dos Trabalhos (40%);
- Entrega do Relatório de Reflexão final (10%);
As visitas de estudo na articulação interdisciplinar e na promoção da saúde e sustentabilidade | |||
CRONOGRAMA
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Sessões
| Tipologia | Duração | Data prevista |
1 | Presencial
| 3 horas | 10 outubro (18.30-21.30) |
2 | Presencial
| 4 horas | 24 outubro (17.30-21.30) |
3
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Saída de campo/Visita de estudo – Portugal ou Espanha (custos assegurados pelos próprios formandos, valor estimado de 400 euros/pessoa)
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6 horas |
28 novembro*
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4 | 6 horas | 29 novembro* | |
5 | 6 horas | 30 novembro* (regresso a Braga apenas a 1 de dezembro) | |
6 | Sessão online (assíncrona)
| 6 | Entre 2 e 30 de novembro |
7 | Sessão online (assíncrona)
| 6 | Entre 1 e 16 de dezembro |
8 | Sessão presencial
| 3 | 18 de dezembro (18.30-21.30) |
* As datas indicadas para a saída de campo/ visita de estudo são uma mera previsão. As mesmas serão combinadas detalhadamente com os formandos. A substituição por outras datas implicará sempre que o total de 18 horas da saída corresponda a um fim de semana prolongado ou interrupção letiva.
Duração | 40 horas. |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-136191/25 |