04A.2026 • Capacitação e acompanhamento à Transição Digital das Escolas

18-12-2025

Objetivos
São objetivos do Curso:- conhecer os documentos de enquadramento das políticas educativas da transição digital na educação;- conhecer a implementação do processo de diagnóstico Check-in;- conhecer a dimensão operacional da capacitação dos Docentes, referente à formação de professores de nível 1, 2 e 3;- refletir sobre estratégias de acompanhamento dos CFAE às escolas;- conhecer os documentos de referência para a conceção, implementação, acompanhamento e avaliação dos Plano de
Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE);- planificar com as equipas de desenvolvimento digital das escolas a conceção, o desenvolvimento, o acompanhamento e
a avaliação dos PADDE das escolas;- promover comunidades de prática, para estimular a reflexão e a colaboração em contexto educativo.

Conteúdos
O PTD na Educação- Contextualização e finalidades do PTD;- Documentos de enquadramento.
A capacitação de docentes no âmbito do PTD- Desenvolver o processo de diagnóstico das competências digitais dos docentes através da ferramenta Check-In.- Conhecimento e reflexão em torno do da capacitação dos Docentes, relativamente à formação de professores, desde o
diagnóstico ao desenvolvimento das oficinas de formação de docentes de nível 1, 2 e 3.- Planificação das estruturas de acompanhamento à formação, em articulação com os formadores do CFAE;- Estratégias para a análise de resultados e construção de evidências;
Planos de ação de desenvolvimento digital das escolas (PADDE)- O que se entende por PADDE;- Instrumentos de diagnóstico Check-In e SELFIE;
- Metodologias de desenho, implementação, monitorização e avaliação de projetos;- Estratégias de acompanhamento às equipas de desenvolvimento digital das escolas;- As Oficinas de formação do PADDE e seus princípios.

Regime de avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de
fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação
de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado
no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por
base a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a elaboração de um trabalho final individual
(em formato multimédia) por parte dos formandos.

Duração15 horas. 15
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-124503/24