Objetivos
• Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas
• Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível
• Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos
• Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão.
• Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir - Rever
• Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens
• Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo
• Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras
Conteúdos
Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
• Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais)
Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
• Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos
• Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA)
Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos
• Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico
• O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos
Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem
• Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino
Regime de avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de
fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação
de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado
no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por
base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
| Duração | 50 horas. 25 |
| Modalidade: | Oficina de Formação |
| Formação | Geral |
| Acreditação | CCPFC/ACC-137128/25 |





