03A.2026 • Laboratórios de Aprendizagem: Criar e implementar cenários de aprendizagem ativa

18-12-2025

Objetivos
1. Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem
ativa, no contexto atual de ensino e de aprendizagem;
2. Ser capaz de construir e desenvolver, reflexivamente, cenários de ensino e de aprendizagem inovadores,
nomeadamente:- Refletir sobre os principais desafios e tecnologias emergentes com impacto sobre o ensino e a aprendizagem, sobre a
prática dos professores, e sobre os alunos;- Refletir sobre o nível de maturidade relativamente à utilização pedagógica das TIC;- Criar ou adaptar cenários de aprendizagem e utilizá-los com os alunos;- Criar e desenvolver “Atividades de Aprendizagem” centradas no aluno;- Experimentar uma “história de aprendizagem” ajustada ao contexto educativo;- Conhecer processos de avaliação e validação das intervenções a desenvolver nas escolas e/ou nas salas de aula;
3. Promover, nas salas de aula e nas escolas portuguesas, a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas
pedagógicas inovadoras.

Conteúdos
Os conteúdos da ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma:
Módulo 1:
Toolset 1- Exploração da “Caixa de Ferramentas 1” (5 horas)
No Módulo 1 serão abordados os seguintes conteúdos:- Aspetos gerais sobre o projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet.- Toolkit do projeto Future Classroom Lab: conjunto alargado de ferramentas e recursos que orientam para a construção e
implementação de Cenários de Aprendizagem (http://bit.ly/Toolkit-FCL).- Conjunto de Ferramentas 1 (Toolset 1): identificação de parceiros para a constituição do grupo de indivíduos interessados
na criação do Cenário de Aprendizagem.- Tendências a considerar para a construção de um Cenário de Aprendizagem.
Módulo 2:
Toolset 2: Exploração da “Caixa de Ferramentas 2” (5 horas)
No Módulo 2 serão abordados os seguintes conteúdos:- Conjunto de Ferramentas 2 (Toolset 2): guia de referência do Modelo de Sala de Aula do Futuro.- Apresentação dos descritores do guia de referência do Modelo de Sala de Aula do Futuro.
Módulo 3:
Toolset 3 - Exploração da “Caixa de Ferramentas 3” (5 horas)
No Módulo 3 serão abordados os seguintes conteúdos:- Conjunto de Ferramentas 3 (Toolset 3): recursos, orientações e ferramentas disponibilizadas pelo Toolkit do FCL para a
conceção de um cenário inovador de ensino e de aprendizagem.- Apresentação dos descritores do Modelo para a Conceção de Cenários de Aprendizagem.
Módulo 4:
Toolset 4 -Exploração da “Caixa de Ferramentas 4” (5 horas)
No Módulo 4 serão abordados os seguintes conteúdos:- Conjunto de Ferramentas 4 (Toolset 4): Conceção de Atividades de Aprendizagem inovadoras e aliciantes para serem
desenvolvidas com os alunos na sala de aula ou em outros ambientes de aprendizagem.- Apresentação da Ferramenta Learning Designer para a construção das Atividades de Aprendizagem.
Módulo 5:
Toolset 5: Exploração da Caixa de Ferramentas 5 (5 horas)
No Módulo 5 serão abordados os seguintes conteúdos:- Conjunto de Ferramentas 5 (Toolset 5): Orientações para a implementação e avaliação da inovação pretendida, bem
como a sua validação.- Apresentação de Rubricas para a avaliação das Atividades de Aprendizagem.

Regime de avaliação
Os formandos serão classificados nas escola de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC nº 3/2007, utilizando
os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com
base em:
1) qualidade da participação e contributo para a dinâmica das sessões;
2) cumprimento dos prazos de realização das atividades de aprendizagem propostas (presenciais e não presenciais);
3) qualidade da realização das tarefas propostas (presenciais e não presenciais) e reflexões efetuadas.
A ponderação a aplicar na concretização da avaliação da formação é a seguinte:- Participação/Contributos (40%)- Trabalho de aplicação de conteúdos (60%)

Duração50 horas. 25
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-128935/24