02.2025 • O papel do PES na implementação da Educação para a Cidadania

18-12-2025

Objetivos
• Distinguir e analisar os conceitos fundamentais da Educação para a Saúde e da Educação para a Cidadania,
compreendendo as suas interligações e complementaridades no contexto escolar.
• Analisar os principais referenciais legais e curriculares (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, Perfil dos
Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde - PAPES) que
enquadram o PES e a EC em Portugal.
• Planear e estruturar atividades pedagógicas inovadoras que articulem as áreas do PES e da EC, adequadas ao contexto
do ensino secundário.
• Adotar metodologias ativas e participativas (e.g., aprendizagem baseada em projetos, debates, simulações) que
fomentem a literacia para a saúde e o exercício de uma cidadania ativa e responsável.
• Promover a reflexão crítica sobre questões de saúde e bem-estar, bem como sobre os desafios da cidadania
contemporânea.
• Conceber e aplicar instrumentos de avaliação formativa e sumativa para monitorizar o progresso dos projetos e o
impacto nas aprendizagens e no desenvolvimento de competências dos alunos.

Conteúdos
Sessão 1 (presencial): O Projeto de Educação para a Saúde (PES) e metodologias de conceção e implementação de um
PES (3 horas)-Definição e objetivos da Educação para a Saúde no contexto escolar português.-As principais áreas temáticas do PES - Saúde Mental e Prevenção da Violência; Educação Alimentar e Atividade Física;
Comportamentos Aditivos e Dependências; Afetos e Educação para a Sexualidade-Fases de um projeto: diagnóstico de necessidades, definição de objetivos, planeamento de atividades, execução e
avaliação.-Estratégias de envolvimento da comunidade escolar (alunos, pais, pessoal não docente) e de parcerias externas (centros
de saúde, autarquias, associações).-Recursos pedagógicos e didáticos para a implementação de ações de PES.-Exemplos práticos de projetos implementados noutras escolas
Sessão 2 (presencial): A Educação para a Cidadania e o PES em interação (3 horas)-Dimensões da EC - Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, Pluralismo e diversidade
cultural, Saúde-Discussão sobre como estas dimensões se manifestam no quotidiano escolar e na sociedade.-Estratégias Pedagógicas para a Promoção da Cidadania Ativa-Aprendizagem baseada em projetos e resolução de problemas.-Debates, assembleias de turma e simulações.-Utilização de recursos digitais e ferramentas interativas.-O papel do professor como facilitador e mediador de aprendizagens cívicas.-Exemplos práticos de articulação entre a EC e o PES.
Sessão 3 (presencial): Sinergias e Construção de Projetos Integrados (3 horas)-Articulação entre PES e EC (da Teoria à Prática) - Identificação de objetivos comuns e de oportunidades de integração
curricular.-Debate de ideias relativas a possíveis projetos onde a saúde e a cidadania se complementam (ex: promoção de
alimentação saudável e consumo consciente; saúde mental e combate à exclusão social).-Análise de como o PES pode ser um veículo para o desenvolvimento de competências de cidadania, como a
responsabilidade, a solidariedade e o pensamento crítico.
Sessão 4 (online assíncrona): Planeamento e Desenvolvimento de um Projeto Integrado (4 horas)-Trabalho de grupo de design thinking para a criação de um projeto PES-EC.
Sessão 5 (online assíncrona): Continuação do Planeamento e Desenvolvimento de um Projeto Integrado (4 horas)- Elaboração do respetivo plano de atividades e de um cronograma.
Sessão 6 (online assíncrona): Conclusão do Planeamento e Desenvolvimento de um Projeto Integrado (4 horas)-Estratégias de avaliação formativa e sumativa do impacto do projeto nos alunos e na comunidade escolar.
Sessão 7 (presencial): Partilha dos trabalhos e feedback entre os participantes (4 horas)

Regime de avaliação
Parâmetros de avaliação e respetivas ponderações:
1) Participação nas Sessões (50%):- Realização das tarefas propostas em cada sessão de formação (30%);- Participação nas atividades de discussão/reflexão (20%).
2) Trabalho de aplicação dos conteúdos (50%):- Realização/apresentação dos Trabalhos (40%);- Entrega do Relatório de Reflexão final (10%);

Duração25 horas. 25
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-137312/25