Os AE previamente analisam, discutem e refletem sobres as questões orientadoras em cada Eixo temático, propostas pela IGEC. Para esse fim, os AE reunem os atores que consideram relevantes no processo de melhoria da escola, a saber, a Direção, o Conselho Pedagógico, a Equipa de autoavaliação, outros que considerem importantes ao processo e identificam os impactos da Avaliação Externa nos seus AE, para cada eixo temático, enunciam padrões comuns, diferenças relevantes e constroem uma síntese coletiva. No final, fazem as suas apresentações relativas às principais conclusões.
| Duração | 6 horas. 6 |
| Modalidade: | Ação de Curta Duração |
| Formação | Geral |
| Acreditação |





