Jornadas Rel IA: ler com Inteligência Artificial – desafios e oportunidades
Dia 1 das jornadas – 25 de outubro 2025
Pensar a leitura na Era da IA
Duração 8 horas
09h00 – Acolhimento e abertura oficial
Ministério da Educação
Universidade do Minho
Câmara Municipal de Braga
Intervenção da Organização:
Aida Alves (BLCS)
Regina Campos (RBE Braga)
Sílvia Araújo (ELACH/UMinho)
10h – Conferência de Abertura
Inteligência artificial: desafios e oportunidades na educação
Orador: Luís Varela | EducaTech
Moderação: Sílvia Araújo - ELACH-UMinho
10h45 - Conferência
Ler no século XXI: literacias múltiplas e o lugar da IA
Orador: Carlos Pinheiro | Rede Bibliotecas Escolares
Moderação: Regina Campos - RBE
11h45 – Conferência
Ferramentas de apoio à leitura com a IA
Orador: Dalila Durães |Universidade do Minho
Moderação: Micaela Aguiar - Universidade do Porto
13h – Pausa para almoço
14h30 - Conferência
Projeto RELIA – Transformação Digital das Bibliotecas com Inteligência Artificial
Oradores: Equipa RELIA | Universidade do Minho
Moderação: Aida Alves
15h00 - Mesa Redonda
Tema: Bibliotecas, Escolas e Universidades: novas práticas de leitura com IA
Teresa Pombo - Professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté
Laurinda Fernandes – Docente AE Camilo Castelo Branco
João Andrade - Diretor Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio
Moderação: Fernando Azevedo - Instituto de Educação da UMinho
16h30 – Partilha de práticas inspiradoras
Tema: Projetos de leitura assistida por IA
Ulisses Mota - Escola Secundária Henrique Medina
Liliana Melo e Isabel Albuquerque – Bibliotecas concelhias de Seia
Moderação: Francisco Lopes - Universidade do Minho
17h30 – Conclusões
Fernanda Freitas (Rede Bibliotecas Escolares)
Dia 2 das jornadas – 8 de novembro 2025
Ler com a IA - Oficinas e Experimentação Prática
Duração: 7h
09h30 | WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)
(Os formandos frequentam os 4 workshops ao longo do dia, nas 4 sessões)
Workshop 1: Dialogar com o Texto
Formadores: Liliana Melo
Criar experiências de leitura com chatbots
Objetivo:
Capacitar os participantes para transformar textos literários e informativos em experiências de leitura interativas, utilizando chatbots conversacionais baseados em IA generativa.
Conteúdos abordados:
- Introdução à plataforma Mizou: potencialidades pedagógicas
- Transformação de textos em percursos de leitura dialogados
- Integração com os objetivos curriculares e diferenciação
- Personalização da experiência leitora com IA
- Avaliação formativa mediada por interações com o chatbot
Produto final:
Cada grupo cria um chatbot adaptado à sua realidade escolar, centrado na leitura de um texto literário ou informativo.
Workshop 2: Entre Textos e Labirintos
Chegar à leitura através de um jogo de Fuga Educativo
Formador: Ulisses Mota (Escola Secundária Henrique Medina)
Objetivo:
Explorar a criação de jogos de fuga literários interativos, combinando inteligência artificial generativa com ambientes virtuais imersivos, para promover a leitura criativa e colaborativa. Através da combinação da leitura com jogos de fuga educativos, visa-se transformar o ato de ler numa experiência ainda mais atraente para os alunos.
Conteúdos abordados:
- Aventuras literárias interativas com desafios e enigmas
- Leitura como meio para resolver problemas e avançar no enredo
- Exploração de conteúdos curriculares por meio de pistas e ferramentas
- Leitura como experiência divertida e colaborativa
- Competências desenvolvidas através da interação com jogos educativos
- Leitura com propósito através da gamificação
Produto final:
Os formandos exploram jogos de fuga literários em ambientes 3D e analisam o seu potencial pedagógico para promover a leitura com propósito, colaboração e envolvimento dos alunos.
Workshop 3: Da Página ao Podcast
Narrativas sonoras e ilustradas com IA
Formadores: Francisco Lopes & Micaela Aguiar (Universidade do Minho)
Objetivo:
Transformar textos em narrativas multimodais (áudio + imagem), utilizando IA generativa para ampliar a leitura crítica, a criatividade e a expressão oral.
Conteúdos abordados:
- Adaptação e roteirização de textos para podcast educativo
- Simplificação e reescrita com apoio da IA
- Geração de voz e ilustrações com ferramentas de IA
- Estrutura de um podcast educativo multimodal
- Técnicas básicas de edição e publicação
Produto final:
Minipodcast ilustrado, com leitura adaptada, narração gerada por IA e imagem visual de apoio.
Workshop 4: Do Texto ao Jogo
Leitura gamificada com apoio da IA
Formadores: Eduardo Mota, Rômulo Sherman e Sívia Araújo (Universidade do Minho)
Objetivo:
Capacitar os participantes para gamificar a leitura literária com IA generativa, criando percursos de leitura com desafios interativos que estimulem o envolvimento, a interpretação e a criatividade.
Conteúdos abordados:
- Fundamentos da gamificação aplicada à leitura
- Análise de textos literários: personagens, temas, conflitos
- Criação de narrativas derivadas com IA generativa
- Desenvolvimento de jogos educativos com desafios e mecânicas lúdicas
- Ferramentas digitais para prototipagem de jogos
Produto final:
Protótipo de jogo narrativo gamificado baseado num texto literário, com estrutura interativa e adaptada a um público escolar.
11h | REPETIÇÃO DOS WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)
12h30 – Pausa para almoço
14h30 | REPETIÇÃO DOS WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)
16h | REPETIÇÃO DOS WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)
17h30 – Conclusões e encerramento das jornadas
Aida Alves (BLCS)
Regina Campos (RBE Braga)
Sílvia Araújo (ELACH/UMinho)
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Dados para pagamento:
IBAN: PT50 0007 0602 0051 7010 0089 0
A sua inscrição só será aceite pela organização após receção do comprovativo de pagamento que deve enviar para o email redebibliotecasbraga@
Duração | 15 horas. 15 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-136429/25 |