77.2025 • Jornadas RelIA. Ler com Inteligência Artificial: desafios e oportunidades

02-10-2025

Jornadas Rel IA: ler com Inteligência Artificial – desafios e oportunidades

Dia 1 das jornadas – 25 de outubro 2025

Pensar a leitura na Era da IA

Duração 8 horas

09h00 – Acolhimento e abertura oficial
Ministério da Educação

Universidade do Minho

Câmara Municipal de Braga

Intervenção da Organização:

Aida Alves (BLCS)
Regina Campos (RBE Braga)
Sílvia Araújo (ELACH/UMinho)

10h – Conferência de Abertura
Inteligência artificial: desafios e oportunidades na educação

Orador: Luís Varela | EducaTech

Moderação: Sílvia Araújo - ELACH-UMinho

10h45 - Conferência

Ler no século XXI: literacias múltiplas e o lugar da IA
Orador: Carlos Pinheiro | Rede Bibliotecas Escolares

Moderação: Regina Campos - RBE

11h45 – Conferência

Ferramentas de apoio à leitura com a IA

Orador: Dalila Durães |Universidade do Minho

Moderação: Micaela Aguiar - Universidade do Porto

13h – Pausa para almoço

14h30 - Conferência

Projeto RELIA – Transformação Digital das Bibliotecas com Inteligência Artificial

Oradores: Equipa RELIA | Universidade do Minho

Moderação: Aida Alves

15h00 - Mesa Redonda

Tema: Bibliotecas, Escolas e Universidades: novas práticas de leitura com IA

Teresa Pombo - Professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté

Laurinda Fernandes – Docente AE Camilo Castelo Branco

João Andrade - Diretor Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio

Moderação: Fernando Azevedo - Instituto de Educação da UMinho

16h30 – Partilha de práticas inspiradoras
Tema: Projetos de leitura assistida por IA

Ulisses Mota - Escola Secundária Henrique Medina

Liliana Melo e Isabel Albuquerque – Bibliotecas concelhias de Seia

Moderação: Francisco Lopes - Universidade do Minho

17h30 – Conclusões

Fernanda Freitas (Rede Bibliotecas Escolares)


Dia 2 das jornadas – 8 de novembro 2025

Ler com a IA - Oficinas e Experimentação Prática

Duração: 7h

09h30 | WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)

(Os formandos frequentam os 4 workshops ao longo do dia, nas 4 sessões)

Workshop 1: Dialogar com o Texto

Formadores: Liliana Melo

Criar experiências de leitura com chatbots

Objetivo:
Capacitar os participantes para transformar textos literários e informativos em experiências de leitura interativas, utilizando chatbots conversacionais baseados em IA generativa.

Conteúdos abordados:

  • Introdução à plataforma Mizou: potencialidades pedagógicas
  • Transformação de textos em percursos de leitura dialogados
  • Integração com os objetivos curriculares e diferenciação
  • Personalização da experiência leitora com IA
  • Avaliação formativa mediada por interações com o chatbot

Produto final:
Cada grupo cria um chatbot adaptado à sua realidade escolar, centrado na leitura de um texto literário ou informativo.


Workshop 2: Entre Textos e Labirintos

Chegar à leitura através de um jogo de Fuga Educativo

Formador: Ulisses Mota (Escola Secundária Henrique Medina)

Objetivo:

Explorar a criação de jogos de fuga literários interativos, combinando inteligência artificial generativa com ambientes virtuais imersivos, para promover a leitura criativa e colaborativa. Através da combinação da leitura com jogos de fuga educativos, visa-se transformar o ato de ler numa experiência ainda mais atraente para os alunos.

Conteúdos abordados:

  • Aventuras literárias interativas com desafios e enigmas
  • Leitura como meio para resolver problemas e avançar no enredo
  • Exploração de conteúdos curriculares por meio de pistas e ferramentas
  • Leitura como experiência divertida e colaborativa
  • Competências desenvolvidas através da interação com jogos educativos
  • Leitura com propósito através da gamificação

Produto final:

Os formandos exploram jogos de fuga literários em ambientes 3D e analisam o seu potencial pedagógico para promover a leitura com propósito, colaboração e envolvimento dos alunos.


Workshop 3: Da Página ao Podcast

Narrativas sonoras e ilustradas com IA

Formadores: Francisco Lopes & Micaela Aguiar (Universidade do Minho)

Objetivo:
Transformar textos em narrativas multimodais (áudio + imagem), utilizando IA generativa para ampliar a leitura crítica, a criatividade e a expressão oral.

Conteúdos abordados:

  • Adaptação e roteirização de textos para podcast educativo
  • Simplificação e reescrita com apoio da IA
  • Geração de voz e ilustrações com ferramentas de IA
  • Estrutura de um podcast educativo multimodal
  • Técnicas básicas de edição e publicação

Produto final:
Minipodcast ilustrado, com leitura adaptada, narração gerada por IA e imagem visual de apoio.


Workshop 4: Do Texto ao Jogo

Leitura gamificada com apoio da IA

Formadores: Eduardo Mota, Rômulo Sherman e Sívia Araújo (Universidade do Minho)

Objetivo:
Capacitar os participantes para gamificar a leitura literária com IA generativa, criando percursos de leitura com desafios interativos que estimulem o envolvimento, a interpretação e a criatividade.

Conteúdos abordados:

  • Fundamentos da gamificação aplicada à leitura
  • Análise de textos literários: personagens, temas, conflitos
  • Criação de narrativas derivadas com IA generativa
  • Desenvolvimento de jogos educativos com desafios e mecânicas lúdicas
  • Ferramentas digitais para prototipagem de jogos

Produto final:
Protótipo de jogo narrativo gamificado baseado num texto literário, com estrutura interativa e adaptada a um público escolar.


11h | REPETIÇÃO DOS WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)

12h30 – Pausa para almoço

14h30 | REPETIÇÃO DOS WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)

16h | REPETIÇÃO DOS WORKSHOPS PRÁTICOS (4 simultâneos)

17h30 – Conclusões e encerramento das jornadas

Aida Alves (BLCS)
Regina Campos (RBE Braga)
Sílvia Araújo (ELACH/UMinho)

__________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Dados para pagamento:

IBAN: PT50 0007 0602 0051 7010 0089 0

A sua inscrição só será aceite pela organização após receção do comprovativo de pagamento que deve enviar para o email redebibliotecasbraga@gmail.com

Duração15 horas. 15
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-136429/25