NOTA: Esta ação destina-se exclusivamente a professores que estejam a lecionar o 1.º ciclo e 2.º ciclo do EB dos Agrupamentos do Município de Braga.
Objetivos
O Projeto Hypatiamat parte de uma interface tecnológica visando capitalizar a familiaridade dos alunos e o seu gosto por este tipo de ambientes.
Esta oficina, centra-se nos diferentes tópicos contemplados no atual Programa de Matemática para o 1.º e 2.º CEB e nas aprendizagens essenciais, com recurso às diferentes valências da plataforma HYPATIAMAT (https://www.hypatiamat.com).
Pretende-se munir os professores de uma ampla variedade de recursos digitais e outros, que, depois de serem por eles analisados e explorados, possam vir a ser aplicados na sala de aula, com vista à promoção do desenvolvimento matemático dos seus alunos.
Espera-se que, no final desta oficina de formação, os participantes se sintam implicados e capacitados na utilização desta plataforma no ensino/aprendizagem da matemática na sala de aula como recurso para melhorar o rendimento escolar dos seus alunos nesta disciplina.
Conteúdos da ação
A oficina de formação envolve uma prática pedagógica e didática que implica experimentação de metodologias, materiais e instrumentos de avaliação adequados aos programas de matemática, nomeadamente sobre:
I - Articulação dos programas de matemática – Objetivos; Competências Gerais e Específicas; Temas e Conteúdos; Sugestões Metodológicas; Avaliação – com os princípios orientadores subjacentes à plataforma Hypatiamat.
II - Visão pormenorizada dos recursos disponibilizados nesta plataforma para o 1.º ciclo do Ensino Básico e articulação com os anos vizinhos.
III - Elaboração de tarefas e instrumentos de avaliação adequados.
Em pormenor:
Desenvolvimento do trabalho presencial e online (Síncrono e Assíncrono): 12,5 horas
Apresentação da metodologia de trabalho e constituição dos grupos de formandos. Apresentação do portefólio de avaliação a entregar por formando. Apresentação global da plataforma e, em particular, dos recursos envolvidos nesta oficina de formação. Experimentação e gestão da plataforma pelos formandos sob orientação do formador. 3 horas presenciais
Reflexão sobre a recolha de evidências das aprendizagens dos alunos relativa às sessões anteriores. Análise, em grupos, dos recursos da plataforma. Preparação da(s) tarefa(s) a implementar em sala de aula com o respetivo guião do professor. 2h online síncrona + 2h online assíncrona
Apresentação e discussão das tarefas a implementar em sala de aula. Reflexão sobre a forma de dar feedback aos alunos sobre as suas aprendizagens. 2h online síncrona + 1,5h online assíncrona
Apresentação pelos grupos/formandos da implementação em sala de aula das propostas do projeto. Discussão dos procedimentos e resultados em sala de aula. Considerações finais sobre a formação. 2h presencial
Nas 12,5 horas de trabalho autónomo, os formandos, individualmente, deverão:
Analisar e utilizar a plataforma Hypatiamat e articular com o programa oficial/aprendizagens essenciais.
Preparar a(s) tarefa(s) a implementar na sala de aula. Elaborar o plano da(s) aula(s).
Implementar a(s) tarefa(s) em sala de aula e recolha de evidências sobre as aprendizagens dos alunos. Recolha de evidências. Elaborar uma apresentação final (por exemplo um PPT).
Duração | 25 horas. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-135828/25 |