Conteúdos:
- Compreender os fundamentos do CLIL – Revisitar os princípios do ensino integrado de conteúdos e língua, explorando o seu enquadramento pedagógico no contexto português;
- Explorar o papel da IA Generativa no CLIL – Identificar potencialidades das ferramentas de IA para apoiar a aprendizagem de conteúdos e línguas de forma integrada;
- Apresentar experiências internacionais – Partilhar aprendizagens resultantes da participação das formadoras em projeto Erasmus na área da IA Generativa;
- Experimentar ferramentas de IA Generativa – Explorar plataformas como ChatGPT, Perplexity e outras, em atividades práticas dirigidas a contextos de sala de aula;
- Desenhar recursos didáticos com IA – Criar materiais CLIL adaptados a diferentes níveis de ensino (planos de aula, exercícios, recursos multimédia);
- Refletir sobre práticas pedagógicas – Analisar criticamente a integração da IA Generativa em sala de aula, considerando oportunidades e desafios (ética, fiabilidade e autoria);
- Promover a colaboração docente – Partilhar ideias e experiências entre os participantes, fomentando a construção de redes de prática em torno da IA e CLIL;
- Planificar a aplicação futura – Elaborar um pequeno plano de ação individual, definindo como cada professor poderá integrar a IA Generativa nas suas práticas de ensino.
Data | 19.nov
Hora | 16:30h
Sala | 102
| Duração | 3 horas. |
| Modalidade: | Ação de Curta Duração |
| Formação | Geral |
| Acreditação |





