Objetivos a atingir
a) Fomentar a implementação regular de atividades de escrita em diferentes áreas disciplinares e transversais do ensino básico e secundário, em articulação com a biblioteca escolar.
b) Explorar a abordagem da escrita como um processo, constituído por etapas essenciais: planificação, textualização, revisão, edição e publicação.
c) Estimular a promoção de estratégias facilitadoras do desenvolvimento de competências de escrita multimodal, favorecendo as práticas de autorregulação.
d) Conceber recursos educativos, em diferentes formatos, a integrar em contextos de aprendizagem que incluam atividades de produção escrita.
e) Planificar um projeto de “Diário de Escritas” que contemple as quatro etapas: Eu, aprendiz; Eu, escritor; Eu, revisor; Eu, editor.
Conteúdos da ação
1. Leitura e escrita: processos e motivação - 4 horas - presenciais
• Motivar para a leitura e para a escrita - dinâmicas a partir da biblioteca, com e na biblioteca.
• Práticas de promoção da fluência de leitura e da fluência de escrita a partir da biblioteca escolar.
2. Escrita: processo para promoção da aprendizagem transversal e interdisciplinar (valorização do escrever para aprender). - 2 horas assíncronas
3. Escrita: processo complexo e faseado. - 3 horas assíncronas
• Valorização da planificação (o brainstorming, o conhecimento prévio, a tomada de notas, a hierarquização de informação, o mapa mental ...); da textualização (expansão de frase, e detexto, substituição de vocabulário, géneros textuais); e revisão (leitura avaliativa com checklist, rubrica de produção textual genérica, reescrita e feedback metalinguístico emotivacional…).
• A autorregulação da escrita (foco em práticas de escrita promotoras de autoestima e de fluência de escrita).
4. Planificação de um projeto de Diário de Escritas: um processo integrado de leitura e escrita, organizado em 4 etapas – 12 horas.
• I. Eu, aprendiz - seleção da tipologia de textos a trabalhar, tendo em conta as disciplinas/ áreas curriculares envolvidas; planificação de sessões na biblioteca. - 3 horas - presenciais
• II. Eu, escritor – planificação do momento de produção escrita, em contexto letivo, da(s) disciplina(s)/ área(s) curricular(es) envolvida(s) - 3 horas assíncronas
• III. Eu, revisor – preparação do momento de revisão e aperfeiçoamento dos textos criados. - 3 horas assíncronas
• IV. Eu, editor – preparação do momento de divulgação e partilha dos textos criados, em formato impresso ou digital - 3 horas assíncronas
5. Avaliação - Apresentação e discussão dos projetos criados. - 4 horas - presenciais
Metodologias de realização da ação
O curso funcionará em regime b-learning, com a duração total de 25 horas: 11 horas presenciais, 14 horas em linha, assíncronas.
As sessões terão um carácter teórico-prático, sendo disponibilizadas documentação e bibliografia específicas que orientarão cada uma das sessões.
Serão criadas oportunidades de trabalho individual e de grupo, privilegiando-se propostas integradoras de carácter prático, com a preocupação da ligação com os contextos doagrupamento e as vivências profissionais dos formandos.
Proporcionar-se-ão momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão, presencialmente e através de fóruns online.
Cada formando/ grupo de formandos elaborará recursos que integrarão um projeto de escrita, a implementar na sua escola sob coordenação da biblioteca escolar.
Os formadores terão um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas e orientando os formandos no tratamento das questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cadasessão. O acompanhamento dos formandos, esclarecimento de dúvidas e apoio no cumprimento das tarefas far-se-á através de chat, videoconferência e/ou correio eletrónico.
Nota: Cronograma sujeito a modificação em função da alteração da disponibilidade do formador por razões alheias à dua vontade.
Duração | 25 horas. |
Dias de Duração | 7 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-120741/23 |