36.2023 • Projeto Hypatiamat no 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico

06-06-2024

Objetivos a atingir


O Projeto Hypatiamat parte de uma interface tecnológica visando capitalizar a familiaridade dos alunos e o seu gosto por este tipo de ambientes.
Esta oficina, centra-se nos diferentes tópicos contemplados no atual Programa de Matemática (Novas aprendizagens essenciais) para o 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e nas aprendizagens essenciais, com recurso às diferentes valências da plataforma HYPATIAMAT (https://www.hypatiamat.com).
Pretende-se munir os professores de uma ampla variedade de recursos digitais ou não, que, depois de serem por eles analisados e explorados, possam vir a ser aplicados na sala de aula, com vista à promoção do desenvolvimento matemático dos seus alunos.
Espera-se que, no final desta oficina de formação, os participantes se sintam implicados e capacitados na utilização desta plataforma no ensino/aprendizagem da matemática na sala de aula como recurso para melhorar o rendimento escolar dos seus alunos nesta disciplina.

Conteúdos da ação
A oficina de formação envolve uma prática pedagógica e didática que implica experimentação de metodologias, materiais e instrumentos de avaliação adequados aos programas de matemática, nomeadamente sobre:
I - Articulação dos programas de matemática – Objetivos; Competências Gerais e Específicas; Temas e Conteúdos; Sugestões Metodológicas; Avaliação – com os princípios orientadores subjacentes à plataforma Hypatiamat.
II - Visão pormenorizada dos recursos disponibilizados nesta plataforma para o 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.
III - Elaboração de tarefas e instrumentos de avaliação adequados.


Desenvolvimento do trabalho presencial (25 horas):

Apresentação da metodologia de trabalho e constituição dos grupos de formandos. 1 h
Apresentação do portefólio de avaliação a entregar por formando. 1h
Apresentação global da plataforma e, em particular, dos recursos envolvidos nesta oficina de formação. 1h
Experimentação e gestão da plataforma pelos formandos sob orientação do formador. 5h
Reflexão sobre a recolha de evidências das aprendizagens dos alunos relativa às sessões anteriores. 3h
Análise, em grupos, dos recursos da plataforma. 2h
Preparação da(s) tarefa(s) a implementar em sala de aula com o respetivo guião do professor. 5h
Apresentação e discussão das tarefas a implementar em sala de aula. 1h
Reflexão sobre a forma de dar feedback aos alunos sobre as suas aprendizagens. 2h
Apresentação pelos grupos/formandos da implementação em sala de aula das propostas do projeto. 2h
Discussão dos procedimentos e resultados em sala de aula. 1h
Considerações finais sobre a formação. 1h

Desenvolvimento do trabalho autónomo (25 horas):

Análise e utilização da plataforma e sua articulação com o programa oficial
Preparação da(s) tarefa(s) a implementar na sala de aula. Elaboração do plano da(s) aula(s).
Implementação da(s) tarefa(s) em sala de aula e recolha de evidências sobre as aprendizagens dos alunos.
Elaboração do portefólio.

[PLANO AÇÃO]

Duração25 horas. 25
Dias de Duração7
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-120618/23