Objetivos a atingir
• Compreender o Património como um recurso não renovável, desenvolvendo e promovendo uma atitude crítica, construtiva e activa;
• Reconhecer a importância e necessidade da educação patrimonial como parte integrante da educação para a Cidadania e para a Sustentabilidade;
• Valorizar o património enquanto espaço de construção de múltiplas aprendizagens, transversal às várias áreas curriculares;
• Construir instrumentos de interpretação e exploração pedagógica para o património, através de abordagens criativas que promovam a preservação e a interculturalidade;
•Ser capaz de plantar uma Árvore dos Patrimónios na sua sala de aula, comunicando educativamente o património cultural de forma adequada ao seu grupo e contexto.
Conteúdos da ação
- Afinal, tudo é património? Conceito e diversidade do Património – 05.00 h
- Património natural # cultural e material # imaterial
- Património vivo: A Árvore dos Patrimónios
- Escalas de Património
- Cultura contemporânea, Património e Identidade - Como aprender com o património que vive à nossa volta? Património como recurso educativo – 12.00 h
- A educação patrimonial: interdisciplinaridade e interculturalidade. O papel transversal do Património nas aprendizagens
- A construção da Árvore. Estratégias de comunicação e construção de aprendizagens
- O património da escola e a escola como património
- Património arquitectónico: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um monumento ou edifício.
- Património urbano: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um centro urbano.
- Património museológico: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica do acervo
- Património imaterial: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de uma festa, tradição ou instituição cultural.
- Património natural: enquadramento e exemplos de exploração pedagógica de um espaço de natureza - Porquê ensinar o património? Património e sustentabilidade – 08.00 h
- Património e ameaças. O Património como recurso não renovável.
- A protecção do Património em Portugal.
- Património Mundial e a UNESCO.
- Património como recurso para o desenvolvimento sustentável. O papel do cidadão e da comunidade
- A última folha da Árvore. Atitudes e compromissos
NOTA: Calendarização sujeita a ajustes em função dos novos horários letivos
Duração | 50 horas. 25+25 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-117908/22 |