Objetivos
Esta ação de formação pretende estimular nos docentes a capacidade reflexiva e interventiva em contextos de Educação de Infância com vista ao acolhimento e inclusão de crianças migrantes e suas famílias. São objetivos desta formação:
. Identificar estereótipos e preconceitos que estão na génese dos vários tipos de discriminação;
. Promover o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural como oportunidade e fonte de aprendizagem para todos;
. Identificar/analisar estratégias utilizadas na integração de crianças migrantes no grupo/ turma;
. Capacitar os docentes para a implementação de atividades interculturais com recurso às TIC;
. Desenvolver competências de comunicação intercultural - conhecimento, atitudes, comportamentos e valores - promovendo a interação a diferentes níveis: linguístico, social e cultural.
Conteúdos
1. Diversidade Cultural, Estereótipos e Preconceitos. (3 + 2 horas)
1.1. Migrantes e sociedade de acolhimento.
1.2. Definição de estereótipo e preconceito.
1.3. Processos discriminatórios.
1.4. As redes socias (Facebook, WhatsApp, ...) enquanto veículos de (des) informação.
1.5. Análise de casos práticos.
2. Comunicação Intercultural (3 + 2 horas)
2.1. Competências de Comunicação Intercultural.
2.1.1. Conhecimento (autoconhecimento e conhecimento do Outro).
2.1.2. Atitudes, comportamentos e valores (intencionalidade, empatia, equidade, alteridade).
2.1.3. Relato de experiências onde se destacam as competências de comunicação intercultural.
3. Educação Intercultural (3 + 2 horas)
3.1. Conceito
3.2. Princípios-chave da Educação Intercultural.
3.3. Ferramentas digitais (ex: Genially, Calaméo, Learning Apps, Story Jumper) como auxiliares à criação de recursos no âmbito da Educação Intercultural.
3.4. Criação de um recurso educativo utilizando uma das ferramentas digitais exploradas.
3.5. Apresentação dos trabalhos finais
Regime de avaliação
Os parâmetros de avaliação propostos para esta ação e respetivas ponderações estão divididos por:
1)- Participação nas sessões (30%).
2)- Realização das tarefas proposta em cada sessão de formação (40%).
3)- Entrega do Relatório de Reflexão Final (30%).
Duração | 30 horas. |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-133077/24 |