11.2024 • Manifesta-te

28-02-2024

Esta formação tem como propósito capacitar os professores para promoverem, junto dos jovens, uma atitude crítica e criativa, para as questões da sustentabilidade ambiental. Neste sentido, esta ACD, está inserida num Projeto das Câmaras Municipais de Braga e de Guimarães e do CEiiA, junto dos agrupamentos escolares que aderiram ao PNA nestes municípios, e permitirá aos professores trabalhar com os seus alunos através da construção de Manifestos, contribuindo, para as estratégias de Sustentabilidade destas cidades. Combater a crise climática é um dos desafios mais exigentes que a humanidade enfrenta. Nas escolas é preciso assumir este compromisso. O Plano Nacional das Artes quer contribuir para este desígnio, acreditando que através da cultura e das artes temos um poderoso meio para unir pessoas e fazer a mudança — enquanto impulsionadoras de envolvimento e de sentido crítico. Fazer a diferença no modo de agir, criar empatia e sentido crítico, valorizando os processos criativos, através de um Manifesto — incentivar a participação ativa, consciencializar para a dimensão social dos problemas do presente. No final do Projeto (Julho 2024), os Manifestos em forma de cartaz, criados pelos alunos, serão expostos nos suportes públicos (MUPIS) da rede das autarquias, espalhados por todo o concelho. Haverá também um "dia aberto”, para debater os Manifestos criados por cada turma/escola.

Objetivos:

- Desenvolver o sentido crítico, criativo para o activismo de uma cidadania cultural plena.

- Explorar diferentes linguagens expressivas e o desenvolvimento de aprendizagens, mediante processos gráficos e plásticos.

- Experimentar estratégias pedagógicas para a construção de um Manifesto.

- Construir argumentos apelativos e comunicar de forma persuasiva, utilizando os princípios da linguagem gráfica e plástica para a construção de um Cartaz—Manifesto.

Conteúdos científicos e/ou pedagógicos

- Apresentação de um recurso pedagógico para a construção de um Manifesto.

- Manifesto para uma educação ambiental e sustentabilidade.

- Participação ativa e tomada de consciência da dimensão social dos problemas do presente: atitude crítica, criativa e cívica.

- As culturas e as artes como poderoso meio para unir pessoas e contribuir para a mudança.

- Linguagem gráfica e plástica na construção de um Cartaz-Manifesto.

Duração6 horas. 3+3
Dias de Duração1
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
Acreditação