42.2023 • Construir o PCE

15-02-2024

Razões justificativas

na abordagem aos

conteúdos das diferentes

disciplinas

O Plano Nacional da Artes (PNA), criado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e dos patrimónios na vida dos cidadãos: para todos e com cada um.

O eixo C - Educação e acesso - visa a implementação do programa “Indisciplinar a Escola”, recorrendo ao poder educativo das artes e dos patrimónios, na escola e na comunidade local, assumindo-se a escola como um polo cultural e toda a comunidade como território educativo.

Num contexto de democracia cultural, considera-se a produção como um recurso pedagógico, criativo e transdisciplinar na abordagem aos conteúdos das várias disciplinas, com uma clara intencionalidade educativa, em conformidade com os objetivos estratégicos definidos nos documentos orientadores dos AE/ENA.

Nas escolas da rede PNA, o desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola (PCE) exige que o espaço seja, todo ele, território educativo e a programação em colaboração seja uma constante. Pretende-se que as comunidades educativas colaborem articuladamente, no seu seio, mas também em estreita colaboração com as organizações culturais locais.

A reflexão em torno de conceitos como espaço de aprendizagem, colaboração, programação e programação em colaboração, afigura-se como determinante para a conceção, planeamento e execução do PCE e do seu efeito transformador da comunidade educativa.

Assim, identificar os fatores que condicionam o trabalho colaborativo e as oportunidades de programação em colaboração, em ambiente de questionamento, abertura, inovação e descoberta, facilita o aprender em conjunto e o contacto com metodologias ativas que mobilizam diversas linguagens e manifestações artísticas e o desenvolvimento de inteligências múltiplas.

Duração

03:00h

Calendário/horário

Dia 17 de Novembro de 2023 – Entre as 14:30/17:30

Objetivos

I. Refletir sobre as oportunidades criadas pelos PCE’s no que diz respeito à presença das artes e dos patrimónios na escola, de forma diversificada;

II. Considerar a produção como um recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das várias disciplinas;

III. Apresentar o PCE como uma metodologia de trabalho de projeto que visa a conceção de uma programação em colaboração cultural e artística, participativa, transdisciplinar, integradora e sustentável;

IV. Identificar o trabalho colaborativo e a programação em colaboração enquanto oportunidade de aprendizagem continua para todos e de construção de uma cultura de questionamento, inovação e descoberta, pelo aprender em conjunto;

V. Reconhecer o efeito transdisciplinar/indisciplinar das artes e dos patrimónios na gestão curricular;

VI. Valorizar a fruição e a produção como forma de proporcionar aprendizagem e o desenvolvimento de competências no âmbito do PASEO;

VII. Identificar etapas na conceção e planeamento de um projeto colaborativo.

CONTEÚDOS

Boas Vindas e acolhimento

Apresentação e Objetivos do Workshop

O que nos une e nos separa…

Colaborar

O que é colaborar?

Programar

O que é programar?

Colaborar e programar na escola - PCE

Para colaborar e programar:

É importante;

Tem que existir;

É urgente;

Temos de mudar.

Projetos colaborativos

Como agir em colaboração?

Formulação do desejo

Como planear um projeto colaborativo

Primeira etapa – O quê?…

Programação em colaboração – PCE

Debate Final

Apresentação e reflexão em torno das etapas de construção de um PCE: Porquê? Para quê? Com quem? Para quem? Onde? Com o quê? Que recursos? Quando?

Duração3 horas.
Dias de Duração1
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
Acreditação