39.2023 • Desenvolvendo talentos desde cedo: metodologias do ensino instrumental

02-10-2023

Objetivos a atingir

  • Satisfazer as necessidades formativas dos docentes dos grupos M.
  • Promover o desenvolvimento profissional dos docentes.
  • Contribuir para a atualização, debate e melhoria do conhecimento científico-pedagógico do ensino especializado da música.
  • Proporcionar contacto com metodologias de ensino da música diversificadas e de reconhecida eficácia.
  • Sistematizar questões de metodologia na aprendizagem musical/instrumental.
  • Sistematizar metodologias para as diferentes fases aprendizagem musical/instrumental.

Conteúdos da ação

1. Questões de metodologia na aprendizagem musical/instrumental: (4h)

  • A evolução do repertório. Principais géneros. Estilos - periodização e espacialização.
  • Critérios de escolha e métodos de trabalho do repertório e material didáctico.
  • Planificação individual e perspectivação do trabalho do aluno
  • Princípio gradual combinado com técnicas de experimentação pedagógica. Problematização e exemplificação prática.
  • Construção da aula de especialidade nas várias etapas do processo de aprendizagem.
  • Sistemas de organização e controle do trabalho individual.
  • A avaliação; organização das provas; diferenciação de critérios segundo parâmetros etários, qualidades musicais, nível do programa e outros.
  • O concerto: preparação para a apresentação pública; tipos de stress de palco e maneiras de o debelar.

2. Características metodológicas da primeira fase do ensino: (4h)

  • Cuidados e princípios gerais a ter em conta. Principais erros de aproximação na primeira fase do ensino. Equilíbrio na educação técnica e artística.
  • Questões gerais de posição. Exercícios preparatórios.
  • Posição da mão esquerda.
  • Posição da mão direita.
  • Compreensão dos princípios da posição "construtivista". Principais problemas de posição. Questões de coordenação motora.
  • Importância da música de conjunto enquanto estímulo permanente à vivência holística, criativa e fruitiva da música.
  • Leitura à primeira vista, improvisação e transposição – o desenvolvimento da esfera associativa e a aquisição padronizada da linguagem.
  • Estudo esquemático dos primeiros meses de aulas.

3. O ensino instrumental e de música de câmara – “masterclasses” (17h)

  • Observação de casos práticos em situação de aula.
  • Debate e reflexão
  • Concertos e recitais

Metodologias de realização da ação
Seminários presenciais teóricos e reflexivos.
Sessões teórico/práticas e de observação.
A ação de formação funcionará em regime parcialmente expositivo durante os seminários. Posteriormente, os docentes assistirão às masterclasses onde os pressupostos abordados anteriormente serão explorados na prática, em situação real de ensino-aprendizagem, com alunos de vários níveis de escolaridade.

[PLANO AÇÃO]


Valor da inscrição | 100€ (desconto de 30% para docentes do Conservatório Calouste Gulbenkian, Conservatório Bonfim e sócios da ESTA Portugal

Dados para pagamento:

Nome: Associação Musical Sinfonieta Braga

IBAN: PT50 0035 017100201796930 67

BIC SWIFT: CGDIPTPL

A sua inscrição só será aceite pela organização após receção do comprovativo de pagamento (e do desconto, se aplicável) que deve enviar para sinfoniettadebraga@gmail.com

Duração25 horas. 25
Dias de Duração12
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-121003/23