REGIME DE FREQUÊNCIA:
b-learnig: 10 horas Presenciais; 15 horas online síncronas; 25 horas trabalho autónomo
Objetivos a atingir
No final da formação, os professores participantes devem:
- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática;
- Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional);
- Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática B e Matemática do Ensino Profissional).
Conteúdos da acção
- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE
- Ideias inovadoras do Currículo:
- Matemática para a Cidadania;
- Pensamento Computacional;
- Diversificação de temas no currículo;
- Matemática para todos.
- Os novos módulos e o seu racional:
- Introdução à Inferência Estatística
- Geometria sintética
- Matemática e arte
- Distâncias inacessíveis
- Álgebra de Boole
- Modelos de grafos
- Matemática financeira e fiscal
- Matemática comercial
- Matemática laboral
- Biomatemática
- Criptografia
- Operacionalização das Aprendizagens Essenciais.
- Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas:
- Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos;
- Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico;
- Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais;
- Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas.
- Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação
Cronograma AEM_34A.2023_Horas Presenciais e Trabalho Autónomo.pdf
Duração | 50 horas. 25 |
Dias de Duração | 10 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-118133/22 |