IV Jornadas Currículo, Avaliação e Profissão Docente

26-01-2023

As IV Jornadas de Reflexão sobre “Currículo, Avaliação e Profissão Docente”, organizadas no âmbito da Unidade Curricular “Currículo e Avaliação”, do 1º ano, 1º semestre, dos Mestrados em Ensino, visam proporcionar um espaço de debate e de reflexão sobre questões que se revestem de atualidade e pertinência no contexto nacional.

Nas duas edições anteriores destas Jornadas analisaram-se os processos de adaptação das escolas, dos professores e dos alunos durante a pandemia bem como as suas implicações ao nível organizacional, curricular e pedagógico. Desta vez, refletimos sobre o que aprendemos, já que a pandemia, embora tenha tido um caráter universal, foi vivida de modo diferente por professores e alunos em função de fatores pessoais, contextuais, institucionais e políticos. O que ficou dessa experiência? Que ilações se retiram relativamente ao currículo e à avaliação, mas também ao modo como a profissão docente foi vivida?

Urge, portanto, aprofundar a discussão sobre as perdas e os ganhos e perspetivar o futuro da educação no contexto pós-pandémico. O último relatório da UNESCO destaca o poder da educação, as disparidades globais e a necessidade premente de reimaginar o porquê, o como, o onde e o quando aprendemos. Este é o mote para estas jornadas que visam sobretudo colocar a ênfase em três dimensões essenciais: o currículo, a avaliação e a profissão docente face à atual conjuntura que, entre outros aspetos, inclui a questão fulcral do recrutamento e seleção de professores, mas também a sua formação; a avaliação digital, e as mudanças curriculares e pedagógicas que são necessárias para potenciar a aprendizagem e o desenvolvimento global dos alunos vistos como os principais destinatários do currículo.

Nestas IV Jornadas, pretende-se:

- Analisar as transformações curriculares no contexto pós-pandémico;

- Discutir a avaliação digital nas suas múltiplas dimensões e implicações;

- Analisar práticas curriculares e pedagógicas no contexto pós-pandémico;

- Refletir sobre o presente e o futuro da profissão de professor.

Mais Informação aqui

CFSM